RESTAURANTE O ABOCANHADO

restaurante-o-abocanhado-GERÊS

Exterior do Restaurante O Abocanhado (foto: Aldeias Portugal)

Inaugurado em 2006, distingue-se desde logo pelo edifício de linhas modernas perfeitamente integrado na paisagem, nos arredores da aldeia de Brufe, nos socalcos sobre o vale do rio Homem. Os materiais utilizados na construção e decoração do espaço são característicos da região e as amplas janelas envidraçadas permite desfrutar da paisagem a todo o momento. Em termos gastronómicos o cabrito e a vitela barrosã são os pratos de eleição.

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, descubra um restaurante instalado num belo edifício, em perfeita harmonia com a Natureza envolvente e a servir à base dos melhor produtos locais.

Quase que não se dá pela presença do edifício quando a caminho da aldeia de Brufe se procura o restaurante O Abocanhado. Uma placa discreta, mas de bom gosto, assinala a entrada por uma escadaria que nos obriga a encarar a paisagem. Em estado puro, estende-se a nossos pés o imenso vale do Rio Homem. Estamos em terras do Bouro, a 800 metros de altitude e à volta predomina a Serra Amarela e uma das paisagens características do Gêres. Na verdade, a vista funciona como um dos atractivos de uma casa apostada também em servir com qualidade. A arquitectura do edifício é outro factor que tem aliciado muitos curiosos, em especial arquitectos de máquina fotográfica a tiracolo. A atribuição da Medalha de Prata da Bienal de Miami Beach 2005 e a alta distinção da Architectural Review foram o primeiro reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pelos arquitectos António Portugal e Manuel Reis. Primeiro porque o módulo ali criado de raiz teve como preocupação o respeito pela envolvente. Mas não só.

restaurante-o-abocanhado

Restaurante O Abocanhado (créditos: Boa Cama Boa Mesa)

Elogio da descrição

Embutida no socalco, esta caixa rectangular é um exemplo de aproveitamento sustentável: a fachada é revestida a traves de madeira das linhas de caminho de ferro. De resto, só há espaço para o granito e a transparência do vidro, neste edifício de linhas rectas e muita subtileza no enquadramento harmonioso com a paisagem.

O cuidado em não desvirtuar a aldeia foi uma preocupação constante da dupla de arquitectos portuenses. O telhado está ao mesmo nível da cota da estrada e os materiais usados tiveram em conta as características de Brufe, uma povoação que tem mantido a sua traça original. A própria designação do restaurante foi beber inspiração ao glossário local: «abocanhado» significa uma aberta no tempo, um nome adequado para a forma do edifício.

Numa localidade de tempo agreste, a enorme janela que abarca toda a sala de refeições do Restaurante O Abocanhado é um desafio aos sentidos. Com o olhar escancarado para o horizonte, o convite é para relaxar enquanto se delicia com as iguarias de sabor a memórias das cozinhas de aldeia.

Salas do Restaurante O Abocanhado

A própria organização do espaço no Restaurante O Abocanhado é distinta. Uma pequena e acolhedora zona de espera dá as boas vindas. A cozinha e as casas de banho ficam encostadas ao socalco e a sala de refeições é uma varanda aberta para a paisagem e com direito a traço de Siza Vieira na escolha de algum mobiliário. As toalhas brancas, os copos cintilantes e uma decoração subtil com flores naturais dão um toque de classe a este espaço acolhedor e ao mesmo tempo requintado, elemento pouco habitual nas zonas rurais.

O que é local é bom

Em terra onde comer bem é uma prioridade, a maioria dos produtos servidos neste restaurante são da região. A simpatia e a qualidade de serviço começam logo à entrada com o convite a desfrutar da sala de espera e, enquanto se decide o prato a pedir, as entradas começam a ser preparadas para chegarem à mesa quase em simultâneo com o cliente.

Se a disponibilidade da sala o permitir, não perca a oportunidade de se sentar mesmo junto à enorme janela que nos abre o apetite para o que se segue. Seja começando por petiscar umas suculentas azeitonas, deambular pela tábua de enchidos, provar pequeninas e deliciosas pataniscas de bacalhau, perder-se com uns rojõezinhos ou aventurar-se na já famosa morcela de legumes.

restaurante-o-abocanhado-mapa

Restaurante O Abocanhado (foto: Pedro Fonseca)

Sugestões do Restaurante O Abocanhado

No prato principal as opções durante a semana são mais limitadas e há pedidos que devem ser reservados com 48 horas de antecedência como o coelho bravo, a perdiz e o arroz de cabidela. Mas na ementa, que também aposta muito na sazonalidade, pode-se encontrar cabrito, javali, veado e, fazendo jus à fama da região, a inevitável carne barrosã, iguarias que se juntam à também muito procurada posta alta de bacalhau com migas ou em tibornada. Poderá ainda encontrar ossos à lavrador, pá de porco ou garnizé estufado com vinho do Porto.

Nas sobremesas o difícil pode mesmo ser a escolha. Um inebriante pudim abade de Priscos poderá ser preterido por um pudim de coco com ameixas, pela torta de laranja de Amares, pelo bolo de bolacha com doce de ovos, pelo requeijão com doce de abóbora ou por uma qualquer outra proposta de sabor tradicional.

Fica aqui o nosso convite para visitar o Restaurante O Abocanhado, e delicie-se com as melhores iguarias e sabores do nosso adorado Gerês.

Autoria do texto: Andreia Fernandes Silva (Lifecooler)
Foto: Boa Cama Boa Mesa

Mais informações para chegar ao Restaurante O Abocanhado

Acessos: Situa-se na aldeia de Brufe, a cerca de 12 km da sede do concelho, Terras de Bouro, na vertente da Serra Amarela, a uma altitude de aproximadamente 800 m.
Ambiente e decoração: Ambiente rústico.
Dia(s) de Encerramento: Segundas, Terças
Especialidades: Cabrito das Encostas de Brufe; Vitela Barrosã; Chouriço; Salpicão e couves; Tibornada de Bacalhau; Pá de veado; Garnizé da Aldeia com Porto; . Sobremesas: Doce da casa; Pudim Abade de Priscos; Bufê de Sobremesas; Pêras Bêbadas; Aletria.
Lotação: 90
Observações: Encerra às segundas e terças e em alguns dias apenas está aberto à hora do almoço. Férias finais de Outubro e início de Novembro. Pode-se consultar o plano de trabalho na página do restaurante em www.abocanhado.com.
Preço Médio: 25.00
Tipo de Restaurante: Português, Regional
Horário de Funcionamento: 12:15 – 15:15; 19:15 – 21:30
Área para fumadores: Não Fumadores