28/03/2024

Vila de Soajo – Parque Nacional Peneda-Gerês

Soajo

A Vila de Soajo – Parque Nacional Peneda-Gerês

A vila de Soajo pertence ao concelho de Arcos de Valdevez, de cuja sede dista cerca de 20 km, e ao distrito de Viana do Castelo e está inserida no PNPG – Parque Nacional Peneda-Gerês. Recuperou o título de vila em 2009, mas já antes tinha sido, tendo, no entanto, sido extinto em 1952, em consequência das reformas liberais.

Onde fica a Vila de Soajo ?

Situa-se em plena área montanhosa do Alto Minho e constitui uma das principais portas de entrada do país pela fronteira orensana da Galiza, fronteira que é limitada pelo rio Castro Laboreiro.

Soajo

Ocupando o seu território uma área de 59,1 km2, confina a norte com as freguesias de:

E ainda, a este com Espanha; a sul com as freguesias de:

Depois, a oeste com as freguesias de:

  • Gondoriz
  • Cabana Maior
  • Vale (Arcos de Valdevez)

Refira-se ainda a relativa proximidade a outros centros urbanos, nomeadamente Viana do Castelo, Braga e Porto que distam, respetivamente, 40 km, 35 km e 90 km de Arcos de Valdevez.

Soajo é também famosa pelo vasto conjunto de espigueiros erigidos sobre uma enorme laje granítica, usada pelo povo como eira comunitária. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. As suas paredes são desunidas para que o ar circule através das espigas empilhadas. No topo são geralmente rematados por uma cruz, que significa a invocação divina para a proteção dos cereais. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra.

Os principais setores económicos da Vila de Soajo são o primário, o secundário e o terciário. A construção civil e o comércio local existentes, nomeadamente os restaurantes, cafés, padarias/pastelarias e pequenas empresas locais, são algumas atividades que aumentam a oferta de trabalho em Soajo. O Comércio Local tem vindo a desenvolver-se pois tratando-se de um local com grande afluência turistica, encontraram-se oportunidades para novos negócios ligados à restauração e ao comércio em geral.

Fontes:
Aldeias de Portugal, www.aldeiasdeportugal.pt