fisgas-do-ermelo

Cascatas das Fisgas do Ermelo no Parque Natural do Alvão

 



fisgas-do-ermelo

Apesar de não pertencer ao território do Gerês, a Cascata de Fisgas do Ermelo merece destaque e divulgação pela sua beleza natural.

Cascata de Fisgas do Ermelo é uma queda de água (cascata) que se situa junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Portugal.

Esta cascata natural é simplesmente uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores dimensões da Europa fora da Escandinávia, uma vez que esta cascata não se precipita numa vertical absoluta: aliás, fá-lo através de uma grande barreira de quartzitos que formam um socalco com grande profundidade. As águas separam as zonas graníticas das actuais zonas xistosas das terras em redor.

O desnível desta cascata, são 200 metros de extensão cavados ao longo dos vários milénios da sua existência pelas suas águas calmas, mas perseverantes do rio Olo que começa no Parque Natural do Alvão.

O melhor acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.